Políticas Editoriais

Foco e Escopo

O Boletim Técnico é uma publicação semestral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), criada em 2016, com o objetivo de divulgar trabalhos de docentes, discentes e técnico-administrativos, que representam uma contribuição para o desenvolvimento de novos conhecimentos. Sua finalidade é publicar trabalhos de todas as áreas desenvolvidos no âmbito da Instituição.

 

Políticas de Seção

CARTILHA TÉCNICA

Refere-se à apresentação de informações técnicas importantes de forma sintética, didática, clara e simples, contendo um conjunto de informações baseadas em resultados experimentais consolidados ou observações de interesse da população local, regional ou nacional. Deve ter entre 07 e 10 páginas. Recomenda-se a adoção da estrutura convencional contendo: (Título em português e inglês; Autor(es); Introdução; Desenvolvimento; Considerações Finais; Referências).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RELATOS DE EXPERIÊNCIA

O relato de experiência é um texto que descreve precisamente uma dada experiência que possa contribuir de forma relevante para sua área de atuação. Ele traz as motivações ou metodologias para as ações tomadas na situação e as considerações/impressões que a vivência trouxe àquele(a) que a viveu. O relato é feito de modo contextualizado, com objetividade e aporte teórico. Deve ter entre 10 e 12 páginas. Recomenda-se a adoção da estrutura convencional contendo: (Título em português e Inglês; Autor(es); Resumo português e inglês /Palavras-chave e Keywords; Introdução; Desenvolvimento; Metodologia; Resultados e Discussão; Considerações Finais; Referências).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RECOMENDAÇÕES TÉCNICAS

De caráter técnico simplificado, é uma breve comunicação técnica, cuja publicação imediata é justificada, por se tratar de fato de importância ou observações de interesse da população local, regional ou nacional. Deve ter entre 8 e 10 páginas. Recomenda-se a adoção da estrutura convencional contendo: (Título em português e inglês; Autor(es); Resumo português e inglês; Palavras-chave e Keywords; Introdução; Fundamentação Teórica; Análise dos Dados e Resultados; Considerações Finais; Referências).

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A seleção dos trabalhos submetidos ao Boletim Técnico IFSULDEMINAS será realizada por intermédio de análises e avaliações realizadas pelo Editor Chefe, responsável pela revista, pela equipe de Editores Adjuntos e pela Comissão Avaliadora. O anonimato é garantido durante todo o processo de arbitragem, formado pelas etapas descritas abaixo:

ETAPA I: Análise, julgamento e classificação pelo Editor Chefe

Os trabalhos serão avaliados e classificados nesta etapa considerando os critérios de adequação aos objetivos do Boletim Técnico e de respeito às normatizações descritas nas diretrizes, quanto à estrutura, à linguagem e à formatação utilizadas para a escrita do documento.    

ETAPA II: Análise, julgamento e classificação pela Comissão Avaliadora

Os trabalhos serão analisados quanto ao mérito e à qualidade para publicação pela Comissão Avaliadora, composta por pelo menos 2 (dois) especialistas na área, indicados pelo Editor Chefe e pelos Editores adjuntos.

ETAPA III: Publicação dos trabalhos
Após aprovação, os trabalhos selecionados para compor a edição vigente serão publicados na página do Boletim Técnico e na versão impressa.

 

Periodicidade

O Boletim Técnico IFSULDEMINAS é uma publicação semestral, sendo duas edições por ano agrupadas em volume e números.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...