UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Denis José da Silva

Resumo


Introdução: É possível trabalhar lutas na educação física escolar? É possível como deve ser trabalhada para que o aluno possa vivenciar e adquirir conhecimentos básicos sobre lutas, a disciplina lutas na educação física escolar podemos dar oportunidades para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo social do aluno, sendo que as principais características das lutas (artes marciais), além das técnicas são à disciplina, o condicionamento físico, autocontrole e principalmente o respeito ao próximo. Objetivo: As lutas na educação física escolar podem ser trabalhadas com os jogos de oposição e com brincadeiras lúdicas, o professor de forma teórica passa a essência de algumas artes marciais. A disciplina de lutas não é só embasada nas artes marciais, podendo ser desenvolvida de forma lúdica com brincadeiras, trabalhando o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo social do aluno. Metodologia: Foi realizado um questionário de três perguntas com professores de educação física de instituições diferentes. Abaixo segue as perguntas e respostas do professores. (1) Em algum momento de sua prática profissional, desenvolveu aulas com o conhecimento lutas? Se sim, como foi? Se não, por qual motivo? 2) Compreende que é possível desenvolver aulas com o conhecimento Lutas? Se sim, o que e como poderia se desenvolvido? Se não, por qual motivo? (3) Em sua formação profissional (inicial) teve aulas de Lutas? Se sim, o que aprendeu? Está sendo suficiente para trabalhar com este conhecimento na escola? Se não, o que acredita que deveria ser aprendido nestas aulas? Resultados: Alguns professorem ficam inibidos em desenvolver a disciplina de lutas na educação física escolar por não ser um praticante de artes marciais, sendo que para ministrar a disciplina o professor não precisa ser um especialista em artes marciais, a função do educador é fazer com que os alunos possam vivenciar as lutas seja em jogo de oposição ou através das brincadeiras, para que o aluno possa compreender e transformar os conhecimentos adquiridos. Conclusão: O professor sendo ou não praticante de artes marciais podem e devem desenvolver a disciplina de lutas para o desenvolvimento dos alunos. É uma disciplina que pode ser muito aceita pelos alunos por despertar a curiosidade, o professor pode desenvolver suas aulas em cima das modalidades de artes marciais sendo mais específico,e em forma de jogos de oposição onde os alunos ficam menos inibidos em realizar as aulas. A faculdade oferece o embasamento necessário para ministras a disciplina de lutas na educação física escolar, onde o professor tende as buscar novos conhecimentos durante e após a faculdade para um melhor desenvolvimento da disciplina para os alunos. Aplicabilidade Prática: O professor de forma teórica passa a essência de algumas artes marciais, e pede aos alunos que escolham uma arte marcial, após a escolha professor junto aos alunos transformaram esta determinada arte marcial em um jogo de oposição ou em brincadeiras lúdica.

 


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