A INTRODUÇÃO AO RUGBY COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFSULDEMINAS-MUZAMBINHO

Rafael Ribeiro da Silva, André Luís Ozeliero Boide, Graziela Pascom

Resumo


Introdução: Afirma-se que o Rugby é um esporte com um índice elevado de praticantes no Brasil e no mundo, chegando ao nosso país junto ao futebol pelos britânicos, porém, não muito disseminado no país por diversos fatores, como, por exemplo, a complexidade de suas regras. Objetivo: Apresentar o Rugby a alunos do ensino médio de modo a promover o entendimento de suas regras

utilizando de atividades menos complexas (lúdicas) que os orientassem até chegarem o mais próximo possível do esporte propriamente dito. Metodologia: As intervenções foram desenvolvidas com 20 turmas do ensino médio, com média de 15 alunos cada. Realizada pelos alunos do curso de Educação Física bacharelandos e licenciandos, observou-se a oportunidade de mostrar aos alunos a possibilidade de se aprender um esporte pouco disseminado na região, através de jogos mais simples, começando pelo jogo passa 10, depois uma variação do mesmo, onde os jogadores deveriam encostar a bola em um alvo que simbolizaria o “try” (ponto) e, em seguida, finalizamos a intervenção com a atividade do Rugby touch (toque com as mãos na cintura do jogador com posse da bola). Resultados: As atividades lúdicas propostas para o ensino na prática do Rugby se mostraram muito eficientes no que se diz respeito ao processo de aprendizagem do mesmo. Optou-se por atividades que reduzissem o contato físico, de modo a preservar a integridade física dos alunos, o que gerou certa decepção por parte de alguns, que queriam parar as jogadas realizando o “tackle” (movimento utilizado para parar o oponente), o que não foi possível, já que o mesmo foi substituído pelo “Touch”, dessa forma após 3 “Touchs” o time que estava com a bola deveria trocar a posse, possibilitando a interação de todos com a bola e o jogo. Algumas turmas eram mais cheias e contavam com até mais de 20 alunos, o que dificultou a sequência da prática em algumas turmas, uma vez que dúvidas surgiam a todo instante do jogo, o que acarretava em um jogo mal organizado, foi então sugerida uma divisão dessas turmas mais densas em dois campos, onde, dessa forma, ambas fariam as mesmas atividades, porém, em terrenos com menos jogadores, o que possibilitou uma melhor fluidez das atividades. As turmas ao fim da prática se mostravam interessadas por continuar a realizar a prática do Rugby. Conclusão: Podemos concluir que através de atividades lúdicas houve entendimento dos alunos e, seguindo uma sequência pedagógica, o Rugby se apresenta como um esporte possível de ser disseminado e ensinado para os escolares. Aplicabilidade Prática: Por meio de práticas lúdicas é possível a aplicação do ensino do Rugby, utilizando uma sequência pedagógica coerente, afirma-se que o êxito no ensino será consequência do plano pedagógico do professor.


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