"FICA PIBID": IMPORTÂNCIA DO EVENTO PARA OS ALUNOS

Ana Caroline Tavares Lucas, Ieda Mayumi Sabino Kawashita

Resumo


Introdução: O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) se faz presente no Campus Muzambinho desde 2012, nos cursos de Educação Física e Biologia. Como forma de estimular a participação, compartilhar os conhecimentos adquiridos pelos alunos e mostrar como o projeto atua, o PIBID Educação Física faz anualmente pelo menos um evento aberto à todos os alunos e comunidade. O último evento realizado foi o “Fica PIBID”, no dia 7 de abril de 2018, que constou de palestra sobre o legado do PIBID e 4 oficinas com conteúdos desenvolvidos pelo projeto nas escolas onde atua, que foram Futebol callejero, Esportes com raquete, Artes circenses e Lutas. As oficinas foram ministradas pelos próprios alunos pibidianos ou ex-pibidianos no mesmo formato que são realizadas as intervenções do PIBID. Objetivo: Avaliar o impacto do evento realizado quanto a sua aplicabilidade com o público que participou do evento “Fica PIBID”, com relação às oficinas. Metodologia: Pesquisa quantitativa, que utilizou como instrumento questionário online, que contém: perguntas pessoais, como idade, nome, nível de formação, sexo, e perguntas relacionadas ao evento, sobre as oficinas, a abordagem utilizada pela pessoa que ministrou as mesmas, se eles se sentiam aptos a aplicar o conteúdo aprendido, e uma nota para o evento em geral. Resultados: Considerando as inscrições do evento, verificamos que a maioria dos participantes são estudantes do curso superior de Educação Física. A partir dos dados obtidos, constatamos que, dentre as oficinas disponíveis, a mais escolhida foi a de Futebol Callejero com 29,7% , seguida por Esportes com Raquetes 26,2% , Lutas 25,6% e Artes Circenses 18,6% Quando perguntado no questionário sobre a importância do conteúdo que haviam aprendido para sua formação, as respostas ficaram entre “ótimo”, com 77,8%, e “bom”, com 22,2%, ou seja, consideram relevantes esses conhecimentos para sua formação. Questionados sobre a didática da pessoa que aplicou a oficina, também obtivemos respostas “ótima”, 77,8%, e “boa”, 22,2%, sendo que essa pergunta tem relação direta com a próxima, sobre conseguirem reproduzir e sentirem confiança de aplicar o conteúdo aprendido, e nessa pergunta tivemos 100% de respostas “sim”. Quando perguntados sobre a nota geral do evento, as notas ficaram distribuídas de 7 a 10, respectivamente, nota 7: 11,1%, nota 8: 22,2%, nota 9: 44,4% e nota 10: 22,2%. Conclusão: Pelas respostas obtidas, constata-se que com um evento realizado em um único dia pode-se agregar conhecimentos na formação dos futuros professores. Para muitas pessoas as oficinas propiciaram uma vivência diferente, contextualizando teoria e prática. Acredita-se que os futuros professores podem colocar em prática com seus alunos os conteúdos apresentados nas mais diversas situações. Aplicabilidade Prática: A formação do aluno deve ser diversificada e incorporar novas formas de metodologias são fatores positivos a construção de conhecimentos.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
Pró-Reitoria de Extensão (PROEX)
Avenida Vicente Simões, nº 1111 - Nova Pouso Alegre
Pouso Alegre-MG
CEP: 37550-000