AS INFLUÊNCIAS DE UM PROJETO SOCIAL DE VÔLEI NA FORMAÇÃO DE JOVENS NA CIDADE DE SÃO THOMÉ DAS LETRAS

Maike Junior Magalhães, Joice Mayumi Nozaki, Ieda Mayumi Sabino Kawashita

Resumo


Introdução: O número de projetos sociais vem se expandindo no Brasil desde a década de 80, no qual os esportes coletivos têm sido a principal ferramenta de intervenção e de transformação social. Os mesmos podem auxiliar e contribuir para a formação dos jovens, além de desenvolver diversos aspectos: cognitivos, motores e sociais; estimular ações de cooperação, de inclusão social e racial no esporte; ocupar o tempo livre de forma saudável; discutir e estudar situações de vitórias e derrotas no jogo; e quem sabe futuramente, também ser uma opção de profissão para alguns destes alunos. Objetivo: Apresentaras influências de um projeto social de vôlei na formação de jovens na cidade de São Thomé das Letras/MG. Metodologia: Este estudo consiste em uma pesquisa de natureza qualitativa, de cunho exploratório, pois nos preocupamos em explorar esse campo das ações formativas dentro dos projetos sociais. Para isso, utilizamos como instrumento de coleta dados, de um questionário com cinco perguntas abertas para averiguar o que este projeto social pode ter influenciado no processo de formação desses alunos. Participaram desta pesquisa dez adolescentes, de 14 a 17 anos de idade, composto por meninos e meninas. É interessante lembrar que todos concordaram em participar desta pesquisa e os responsáveis assinaram o TCLE. Resultados: Os alunos apresentaram que participavam do projeto: por gostar do esporte; para aprender as técnicas do vôlei e como se joga essa modalidade; para ocupar o tempo livre e a mente com um esporte; para socializar; e como incentivo para prática esportiva. Apontaram claramente o que mais gostavam no projeto eram: as partidas de vôlei e os treinos; aprender os fundamentos da modalidade; das dinâmicas realizadas em aula; e das diversas brincadeiras vivenciadas. E o que menos gostavam: eram dos alongamentos; de alguns treinos antes das partidas de vôlei; do local da aula; e do clima da cidade. Porém, apresentam que aprenderam no projeto: os fundamentos e as técnicas do vôlei; a gostar da modalidade e de esportes; a se acalmar dentro e fora do projeto; a ter boas influências e exemplos a serem seguidos; a terem perspectivas na sua vida; a lidar com erros e correções; a trabalhar em equipe; e a praticar esportes. Conclusão: Os alunos desenvolveram diversas aprendizagens, o que nos revela que projetos esportivos dentro de projetos sociais podem construir espaços educativos e de aprendizagem saudáveis. Compreendemos que estas aprendizagens influenciaram positivamente na formação esportiva e na vida destes alunos. Aplicabilidade prática: Os dados desta pesquisa apresentam elementos essenciais de serem contemplados na elaboração de projetos esportivos em projetos sociais e em outros espaços educativos do ensino, e podem auxiliar os alunos no processo de formação inicial a verem quais elementos são necessários para fazer um projeto de intervenção esportiva com um viés educacional.


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