O FUTEBOL AMERICANO FLAG COMO CONTEÚDO NA MATÉRIA DE ESPORTES ALTERNATIVOS NO BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

André Luis Ozeliero Boide, Graziela Pascom, Ieda Mayumi Sabino Kawashita

Resumo


Introdução: Afirmamos que o Futebol Americano (F. A.) é um dos esportes que mais crescem no Brasil, e por esse desenvolvimento, se faz necessário a capacitação de profissionais na área da Educação Física para poderem ser inseridos nesse mercado tão amplo e ainda novo no Brasil. Tratamos o esporte como um fenômeno e podemos ver um grande potencial quando se há um interesse pelo mesmo. Objetivo: Apresentar a visão de monitor da matéria Esportes Alternativos, enfatizando o ensino do Futebol Americano. Metodologia: A ementa da disciplina é recheada de esportes pouco convencionais em nosso país, como por exemplo, o Futebol Americano. Assim que visualizei que o esporte seria um dos conteúdos presentes nessa matéria, me mostrei muito empolgado em ajudar e desta forma, pude visualizar o desenvolvimento do mesmo pelos alunos responsáveis por aplicar o seminário sobre F. A. O aluno A veio me procurar e pedir mais informações sobre a prática do esporte, isso devido, além do fato de ser monitor e, ao conhecimento que obtive estudando e praticando o esporte por 5 anos e, por estes motivos, tive a chance de mostrar os pontos principais por onde o jogo vem a se desenvolver. Resultados: As aulas teóricas e práticas da matéria foram de grande valia para os alunos, tais quais, também foram para a minha formação acadêmica. Foi possível verificar que toda a sala participou das brincadeiras realizadas pelo grupo que apresentou o seminário, ao passo em que se mostraram eufóricos e empolgados pela prática. Vale ressaltar que o mesmo se utilizou de brincadeiras lúdicas como Passa 10 e Arranca Rabo para passarem a dinâmica do jogo, seja pelo snap e os lançamentos presentes no Passa 10, o pela simbologia do “tackle” nas retiradas das flags no Arranca Rabo. Por fim, os alunos aplicaram o jogo propriamente dito, onde foi notório o cooperativismo entre os participantes, principalmente, sobre a óptica daqueles que assistiam ao jogo. Conclusão: Podemos concluir que o ensino do Futebol Americano Flag é extremamente possível para os graduandos e que a leve experiência que os alunos puderam vivenciar, lhes deu bagagem para compreenderem o esporte como ferramenta de trabalho e lazer. Aplicabilidade prática: Através dos jogos e brincadeiras, é possível afirmar que a prática do esporte, seja para bacharéis quanto para licenciados, é algo possível, na visão de que há inúmeras maneiras de transmitir o ensino ao aluno, a mais plausível foi a de apropriações de jogos e brincadeiras lúdicas populares, para o ramo do F. A.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
Pró-Reitoria de Extensão (PROEX)
Avenida Vicente Simões, nº 1111 - Nova Pouso Alegre
Pouso Alegre-MG
CEP: 37550-000