RELATO DE EXPERIÊNCIA INICIAÇÃO ESPORTIVA UNIVERSAL (GRECO E BENDA)

Luis Gustavo Silveira, João José de Oliveira Cesário, Paulo Henrique Fioravante Souza

Resumo


Introdução: A Pedagogia do Esporte surge a partir do interesse da sociedade pelas práticas corporais, fazendo do esporte um dos fenômenos mais importantes deste século. O esporte é um patrimônio da humanidade e vem apresentando grande contribuição para as propostas estruturadas ao processo de ensino e aprendizagem, onde esse fenômeno sociocultural é desenvolvido em meio às relações humanas, o que torna o esporte mais fascinante é sua pluralidade de significados. Dentro dessa pluralidade, nos deparamos com as diversas estratégias e metodologias de ensino, onde podemos utilizar diversas abordagens de ensino apresentadas por diferentes autores. No entanto, ainda existe uma lacuna entre a teoria e a prática pedagógica dentro do ensino dos esportes. Objetivo: Apresentar um relato de experiência sobre uma intervenção embasada na iniciação esportiva universal de Greco e Benda (1998). Metodologia: Durante os estudos do Grupo de Estudos de Metodologia do Ensino dos Esportes Coletivos (Gemeec), que ocorrem no Geppem do Ifsuldeminas/Muzambinho foi proposto uma tentativa de colocarmos a teoria na prática. A partir das discussões do artigo Pedagogia do esporte: panorama e análise conceitual das principais abordagens, elaboramos uma proposta de intervenção prática pautada na teoria da iniciação esportiva universal proposta por Greco e Benda (1998). Participaram desta intervenção 15 pessoas, sendo 14 discentes e uma docente do curso de Educação Física. E a proposta se pautou por uma atividade: um jogo de troca de passes onde o objetivo era receber a bola dentro do bambolê colocando alguns tipos de pressão durante a intervenção. Resultados: Durante a intervenção diversos pontos foram classificados. Como pontos positivos consideramos relevantes a participação ativa de todos os participantes que deram uma boa dinâmica para a intervenção tornando a atividade bastante inclusiva. Outro ponto positivo observado foi a assimilação da atividade, onde a maioria dos integrantes entenderam os conteúdos e objetivos da intervenção. Os diversos tipos de pressão, deram um grau de complexidade a atividade, que foram aplicadas durante a intervenção, realizando as devidas adaptações para o jogo acontecer de forma dinâmica. Conclusão: Concluímos através deste relato de experiência que é possível à aplicação nas aulas de Educação Física o conteúdo ginástica com a temática circo e seus desdobramentos na educação básica de ensino. Ao proporcionar um intercâmbio sociocultural, objetivou-se que os alunos superassem suas barreiras de forma crítica, expressando assim seus limites para o professor. Aplicabilidade Prática: Este trabalho pode ser utilizado como um norte para auxiliar nos planos de ensino esportivos e também como uma simples possibilidade de ensino dos esportes de invasão.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS)
Pró-Reitoria de Extensão (PROEX)
Avenida Vicente Simões, nº 1111 - Nova Pouso Alegre
Pouso Alegre-MG
CEP: 37550-000